EVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Introdução

 

Depoimentos

Fazer um trabalho preventivo para envelhecer de forma saudável é a única maneira de prolongarmos nossa independência e autonomia na velhice.

 

Para isso, precisamos começar a pensar nisso por volta dos 60 anos, quando ainda temos disposição e disciplina para desenvolver uma rotina de hábitos saudáveis em atividades físicas, cognitivas, emocionais e espirituais que vão nos auxiliar neste processo!

 

Andréa Dimarzio

Wandy Casalecchi
ACUPUNTURISTA

Andréa Dimarzio tem uma forma original de atuar que proporciona resultados surpreendentes. Indico meus pacientes para este treinamento por ser embasado numa filosofia de envelhecimento ativo. Isso promove a independência de seus pais e traz harmonia a todos.

Adaptação da casa

Você pode adequar todos os cômodos e objetos (Tapetes, pisos, barras de segurança, iluminação, altura de pias e vasos, armários de quartos e cozinha) sem perder a referência e sem interferir na personalidade do ambiente. 

 

Confira neste site em "Dicas para a casa".

Alimentação

É muito importante ter uma alimentação saudável para quem quer envelhecer com saúde. 

 

Por isso, a frase que diz "eu sou aquilo que como", é verdadeira. 

 

Pesquisas revelam que quem possui uma alimentação rica em nutrientes e bebe água com frequência (*dentro de cada hora do dia), toma menos remédios. 

 

Evite ingerir sal, açúcar e gorduras com frequência e procure um nutricionista e um endocrinologista para auxiliar na elaboração de um cardápio saudável.

 

Atividades cognitivas

Também são conhecidas como ginástica cerebral, elas auxiliam nos exercícios preventivos de memória.

 

O profissional que pode orientar as atividades cognitivas é o terapeuta ocupacional. Aqui, nós damos algumas dicas sugeridas por esses profissionais.

 

1) Reorganizar álbuns de fotografia é uma atividade divertida e importante, porque ao mesmo tempo que você revive momentos prazerosos, trabalha a memória relembrando os nomes das pessoas que estão na fotografia, data e localização. 

 

2) Fazer um relatório após assistir a um filme também ajuda a memorizar fatos. Escreva um roteiro contando a história do filme, onde se passa, quem são os personagens principais, nomes dos atores, outros filmes que eles já fizeram. 

 

3) Ler livros, fazer palavras cruzadas, jogo da velha, resolver equações de matemática, jogar baralho e contar histórias também são indicados para fortalecer a memória.

 

4) Estabeleça também dois dias da semana para utilizar mais o lado esquerdo do corpo. Por exemplo: pentear os cabelos, escovar os dentes, segurar o garfo escrever bilhetes com a mão esquerda (caso você seja canhoto, utilizar a mão direita). 

 

Estes exercícios ajudam o cérebro a não “enferrujar”.

Atividades emocionais

Após a meia idade (50 anos) costuma-se refletir mais sobre o sentido da vida e passamos a nos questionar sobre o nosso papel na família e na sociedade. 

 

O trabalho voluntário é uma boa alternativa para trocar experiências e se sentir útil. Escolha uma atividade que te dê prazer e se ofereça como voluntário. Converse com quem já faz esse trabalho e aproveite a oportunidade. Ajudar aos outros é uma forma de se ajudar!

 

O autoconhecimento também é muito importante e contribui para que a gente envelheça bem. Experimente praticar Yoga e sinta os benefícios dessa milenar filosofia de vida, que reúne numa só atividade equilíbrio mental, espiritual e emocional.

 

Atividades físicas

Se você não pratica nenhum tipo de atividade física ou não gosta de frequentar academias, faça caminhadas diárias de 30 minutos seguindo orientação do seu médico. 

 

Prefira lugares arborizados e convide uma pessoa querida que te faça companhia, assim, uma incentiva a outra, podendo até formar um grupo de amigos para caminhadas. 

 

Outra alternativa é frequentar o Sesc da sua cidade. A maioria das unidades possui programação específica para a terceira idade que podem despertar seu interesse em praticar atividades físicas.

 

Dê preferência ao uso de roupas e tênis adequados e boa atividade!

Atividades espirituais

Fortalecer a nossa fé é um processo que nos acompanha a vida toda, principalmente na maturidade. 

 

Participar de grupos de orações e fazer pequenas leituras diárias sobre o tema, reforçam a nossa fé e nos equilibram emocionalmente. 

 

Livros de auto ajuda são bastante indicados por líderes espirituais para esse processo. 

 

Experimente também praticar Yoga e sinta os benefícios dessa milenar filosofia de vida que reúne numa só atividade equilíbrio mental, espiritual e emocional.

 

Atividades estimulam mais atividades

O segredo para envelhecer com saúde e permanecer independente o máximo possível é estabelecer uma rotina equilibrada de atividades físicas, emocionais, espirituais e cognitivas. 

 

Para isso é necessário possuirmos hábitos saudáveis, pois eles nos auxiliam a desenvolver outros hábitos saudáveis. Por exemplo, quando temos o hábito de praticar atividades físicas com regularidade, automaticamente temos o hábito de nos alimentarmos melhor e ingerimos mais líquidos. 

 

O inverso também é verdade. Por exemplo, quando fumamos temos pouca disposição para praticar exercícios físicos, ingerimos mais cafeína e, por consequência, nosso sono não tem qualidade e a longo prazo prejudicamos a nossa saúde. 

 

Um bom livro que nos orienta sobre esse assunto é “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg.  

Escolhas

Todos sabemos que a vida é feita de escolhas e cada uma que fazemos tem o seu preço. 

 

À partir dos 60 anos, esse preço vai ficando cada vez mais alto quando fazemos as escolhas erradas, pois nossa disposição para fazer as coisas começam a diminuir a partir dessa década. 

 

Por isso, se respeite, ouça os limites do seu corpo e faça atividade física dentro de suas possibilidades. 

 

Escolha ignorar os problemas que há décadas você ouve de amigos e familiares, cuja solução não depende de você e que gera desgastes desnecessários. 

 

Prefira ficar na sua companhia e sinta como você, e só você, pode fazer boas escolhas que vão contribuir para sua independência por mais tempo.

Evite o estresse

Viver lamentando o passado ou se preocupando com o futuro prejudica o nosso processo de envelhecimento saudável, por isso, evite situações e pensamentos que gerem desconforto e ansiedade. 

 

Leia "Como eliminar pensamentos negativos em 70 dias", de Wandy Casalecchi (www.mundodeluz.com.br).

 

Experimente praticar Yoga e sinta os benefícios dessa milenar filosofia de vida que reúne numa só atividade equilíbrio mental, espiritual e emocional.

Memória

Alguns exercícios que auxiliam na preservação da memória são bastante fáceis de fazer e até divertido:

 

1) Reorganizar albuns de fotografia é uma atividade importante, porque ao mesmo tempo que você revive momentos prazerosos, trabalha a memória relembrando os nomes das pessoas que estão na fotografia, data e localização. 

 

2) Fazer um relatório após assistir à um filme também ajuda a memorizar fatos. Escreva um roteiro contando a história do filme, onde se passa, quem são os personagens principais, nomes dos atores, outros filmes que eles já fizeram. 

 

3) Ler livros, fazer palavras cruzadas, jogo da velha, resolver equações de matemática e contar histórias também são indicados para fortalecer a memória.

 

4) Estabeleça dois dias da semana para utilizar mais o lado esquerdo do corpo, por exemplo: pentear os cabelos, escovar os dentes, segurar o garfo durante as refeições, escrever bilhetes com a mão esquerda, etc, e caso você seja canhoto, utilizar o lado direito. Esse exercícios ajudam o cérebro a não “enferrujar”.

 

 5) Andar de costas, dançar, aprender algo novo como tocar piano, fazer um curso de culinária ou outro idioma são extremamente importantes porque fazem com que o cérebro utilize várias áreas para começar a aprender essa nova atividade, com isso, a memorização recebe novos estímulos. 

Mudando hábitos

Precisamos constantemente reavaliar nossas ações e hábitos se quisermos conquistar a longevidade com saúde. 

 

Às vezes, sem perceber, adquirimos pequenos hábitos não saudáveis que a longo prazo podem nos prejudicar. 

 

Se você costuma tomar mais do que três xícaras pequenas de café por dia, substitua o pó tradicional pelo descafeinado. A cafeína pode aumentar os batimentos cardíacos sem necessidade, além de nos manter mais alertas e “excitados” que o normal e isso prejudica nossa saúde. 

 

Muitas pessoas costumam ir de carro à locais próximos de casa, tais como, padaria, supermercado, feira etc. Experimente fazer essas compras a pé e use o carro apenas quando necessário. 

 

Tenha sempre na bolsa uma garrafa pequena de água e beba ao menos um gole de hora em hora. Um corpo bem hidratado é sinal de saúde e disposição. 

 

Se quiser saber um pouco mais sobre como os hábitos funcionam na nossa vida, podendo nos ajudar ou nos prejudicar, leia o livro “O Poder do Hábito” de Charles Duhigg.

Remédios

Uma vida saudável é uma vida longe de remédios. 

 

Sabemos que eles fazem efeito por tempo determinado e que o uso contínuo pode acarretar em efeitos colaterais e até alteração de dosagem. Por isso, é muito importante que se faça uso apenas quando necessário e com acompanhamento médico. 

 

Ter uma alimentação saudável é essencial para quem quer envelhecer com saúde. Por isso, a frase "eu sou aquilo que como", é verdadeira. Pesquisas revelam que quem possui uma alimentação rica em nutrientes e bebe água com regularidade, toma menos remédios. Procure um nutricionista e/ou um endocrinologista para auxiliar na elaboração de um cardápio saudável.

Respiração

Muitos dos males que sofremos (ansiedade, estresse, síndrome do pensamento acelerado etc) se devem a respiração incorreta ao longo de uma vida toda. 

 

Fazer natação ou meditação são excelentes atividades que nos ensinam a respirar corretamente. 

 

Experimente também praticar Yoga. Ela tem exercícios que se baseiam o tempo todo na respiração. Isso ajuda a reorganizar melhor nossos pensamentos, diminui o estresse e junto a nossa velocidade. Sinta os benefícios dessa milenar filosofia de vida que reúne numa só atividade equilíbrio mental, espiritual e emocional. 

Rotina

A rotina é muito importante para nos trazer disciplina no processo de envelhecimento. 

 

Reserve de duas a três horas durante a semana (segunda à sexta) para praticar as atividades físicas, mentais, emocionais e espirituais (já descritas neste app.). 

 

Se possível, reserve uma parte da manhã diariamente para a prática dessas atividades para que seu corpo e mente possam sentir os benefícios da regularidade.

Tecnologia

Para facilitar a vida do idoso, compre aparelhos eletrônicos (teclado de computador, telefone fixo e/ou celular, controle remoto, entre outros) com teclas maiores. 

 

Eles são mais fáceis de enxergar letras e números e mais seguros para manusear.

Velocidade

O ritmo que desenvolvemos para realizarmos nossas atividades de rotina ao longo dos anos triplicou em relação as gerações passadas e isso nos trouxe estresse, ansiedade, depressão e outras doenças prejudiciais à nossa saúde. 

 

Por isso, o ideal é diminuirmos a velocidade com que fazemos as coisas ao longo do dia ou dividir melhor os compromissos.  

 

Experimente também praticar Yoga. Ela tem exercícios que se baseiam o tempo todo na respiração. Isso ajuda a reorganizar melhor nossos pensamentos, diminui o estresse e junto a nossa velocidade. Sinta os benefícios dessa milenar filosofia de vida que reúne numa só atividade equilíbrio mental, espiritual e emocional. 

Visite médicos e especialistas

O processo de envelhecimento saudável começa com o acompanhamento periódico de um médico especialista nessa área. 

 

Muitas pessoas não sabem, mas a primeira visita ao médico geriatra deve ser feita aos 25 anos. 

 

Ele vai mapear todas as doenças genéticas da sua família e promover um trabalho preventivo para sua saúde. 

 

Além do geriatra é importante consultar um reumatologista.

Depoimentos
Mônica Avelino
FAMILIAR DE CLIENTE

A presenca de Andréa na nossa vida foi breve. Estivemos juntos menos que um ano, mas a interrupção de seu trabalho foi sentida de forma significativa por todos nos. O seu profissionalismo, seriedade e envolvimento com o trabalho e com a pessoa com quem ela trabalha, é tal que as melhoras sao sentidas  de forma clara e sem possibilidade de dúvidas. Eu me sentia tranquila sabendo da sua presença na vida de meus pais. Meu muito obrigada nunca sera suficiente para demonstrar o valor que lhe era devido.

Valeu cada segundo!

Débora Jória Gonçalves
FISIOTERAPEUTA

O trabalho feito pela Andréa é de extrema importância e complementa o trabalho que eu faço, pois ajuda a acelerar o processo de recuperação do paciente, uma vez que sob nossa orientação, ela dá continuidade nos exercicios em casa. O mais importante é que ela estimula os pacientes o tempo todo de  forma  dinâmica  e  muito  amorosa, auxiliando sempre na sintonia entre mente e corpo. Isso contribui muito para o meu resultado e principalmente com o paciente que sem dúvidas é o maior beneficiado. 

Indico seu trabalho pela sua qualidade e importância.

Fale com Andréa Dimarzio>>>  

Telefone

Tel: 019-98825.8577

Contato - E-mail

Imagens by Freepik

Siga-me

 

  • facebook